Caminhos de uma borboleta

sábado, 11 de dezembro de 2010

Errar é humano?

"Errar é humano." , isso é o que quase todas as pessoas dizem quando erram ou quando outro erra. Mas será que errar faz parte apenas da "natureza" humana? Será que somos capazes apenas de errar?
Na minha concepção, o erro é uma oportunidade. Uma oportunidade de aprendizado e de amadurecimento. Concordo com a sentença de nós aprendemos com os nossos erros, a partir do momento que sofremos as conseqüências do mesmo. Eu só gostaria de entender o porquê de ninguém falar que "Acertar é humano."
Tenho consciência de que o ser humano possui defeitos tão imensos quanto a sua capacidade de fazer o mal em prol do bem próprio, porém a nossa espécie também tem a capacidade de acertar. 
Não generalizemos, por favor.
A nossa espécie tem o privilégio de ser diferente, no sentido que cada um de nós é COMPLETAMENTE distinto do outro. Não simpatizo com quem diz que todos os seres humanos não prestam. Certo, também não estou querendo dizer que há aqueles "santos", porém nós temos a capacidade de admitirmos os nossos erros, aprender com eles, realmente aprender com eles, e amadurecermos com isso, mudando nossa capacidade de pensamento e atitude. Então porque não o "Acertar é humano."? Será que somos tão imundos assim? Será que, com a inteligência que nos foi concedida, ninguém acertou? 
Mas como assim acertar?
Depende do referencial, não?! O cara que inventou o carro pode ter pensado, assim como tantos outros, que acertou em cheio quando criou um objeto que facilitaria a vida de todos no âmbito de locomoção rápida. E hoje, não tirando o mérito do criado ou muito menos a qualidade do seu invento, vemos que o planeta sofre. Então, o acertar e o errar tem sentido apenas na visão individual., porém, ainda neste exemplo, não faltam pesquisadores tentando achar uma forma de deixar o carro mais ecológico. 
Não estou querendo dizer que o cara que manda desmatar uma reserva para no lugar construir um shopping esteja certo. O que estou tentando passar como mensagem nesse texto é que o ser humano, assim como tem a capacidade de ser um algo ruim, também tem a capacidade ser se tornar algo bom e fazer algo em prol do bem maior. 
Mas disso estou certa: o homem acertou quando criou o piano, o violino, o saxofone, desenvolveu a filosofia, o teatro, a música e etc. Estou dizendo que o ser humano é uma espécie única, com particularidades individuais. 
O "mesmo" homem que corta as árvores, faz casacos com a pele dos animais, colabora com a escravidão, proclama a ditadura e etc, é o "mesmo" que planta uma semente, reconhece a importância da água e do planeta, cuida de crianças com câncer e afins. Então aqui fica a sentença: Errar é humano, assim como o acertar também.


"Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver" 
(Cazuza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário