Caminhos de uma borboleta

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O porquê.

Nesses dias monótonos resolvi fazer este blog. Mas não gostaria de tratá-lo como um diário. Não mesmo. Não estou a fim de me expor dessa forma. Porém achei interessante a ideia de mostrar para outras pessoas meus ideais, concepções de algumas coisas, minha visão do mundo, e uma visão de mim própria. Espero fazer isso da forma certa...

Mas partindo para o assunto da minha primeira postagem: o porquê. Refiro-me ao nome do próprio blog. No começo não fazia a mínina ideia de qual nome colocar nessa página. Procurava por algo meio filosófico e diferente ao mesmo tempo. Algo que demonstrasse que eu não queria que essa página se tornasse apenas umas tantas bilhões que existem nesse mundo virtual. Procurava por algo que demonstrasse um valor próprio, único. Algo que fosse a minha cara, e que correspondesse as minhas próprias expectativas para com o meu primeiro blog. Enfim, depois de muito descansar meus dedos no teclado e fazer meu cérebro trabalhar feito um louco, cheguei ao nome de "Caminhos de uma borboleta". 

Mas, por que logo uma borboleta? 

Bem...uma borboleta passa por metamorfoses durante sua vida. E eu, como ser humano, também. A borboleta, que antes fora uma larva - muitas vezes sendo motivo de aversão e nojo por isso - ao se desenvolver dentro de um casulo, sai de lá como uma linda criatura de asas perfeitas e aparência encantadora - muitas vezes sendo motivo de fascinação por isso

A borboleta passa por muitas dificuldades durante as fases de seu desenvolvimento, ora sendo alvo de aversão, ora sendo alvo de fascinação. Não seria assim conosco? Quem nunca passou por isso em pelo menos um mísero momento desta vida?...
Um outro ponto é: Esta criaturinha age como um agente polinizador. Se extintas, haveria prejuízos para a flora, que seriam prejuízos iniciais, e para a fauna, que seriam prejuízos consequentes. Ora ora, um bicho tão pequeno com  uma responsabilidade infinitamente maior. Como seria a vida no planeta sem estas criaturas que, na maioria das vezes, são vistas apenas como insetos bonitinhos, mas que algumas pessoas na realidade nem sabem da sua importância?

Caminhos de uma borboleta se refere ao percursos realizados por todos nós, todas as dificuldades que encontramos no nossos caminhos, todas as pedras que foram deixadas para nos machucar, mas acima de todos esses contra-tempos, acima e muito maior que tudo isso, encontra-se nossas realizações, nossa alegria, nossa força. A vontade própria de viver a vida tal como ela é, porém com aquele sentimento de fazer o que deve ser feito, da maneira certa, do jeito certo. Sem más intenções, ou atalhos pelo caminho. 

Como uma verdadeira metarmofose ambulante. Com todas as nossas fraquezas e defeitos: Nossa delicadeza. Mas também como as nossas qualidades e perseverança: Nossa força. Pois todos nós, cada de nós, tem uma importância ÚNICA, mas que também precisa estar em sintonia com todo o coletivo.
Então, sigamos nossos caminhos, nos tornando seres definitivamente pensantes! Que mesmo que em certas vezes sejamos alvos de aversão, que tenhamos a capacidade de sermos alvo de fascinação e alegria, transparecendo calma, simplicidade e a real beleza da natureza.

"A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento, transformação e de um novo começo." 

Reflitam...





3 comentários:

  1. Ei... fiquei encantada com suas palavras.Porque eu amo borboletas,filosofia e tenho uma visão diferente da vida...
    ...a visão poética... que há muito tem sido perdida.E pelo que estou vendo não estou sozinha nessa galáxia.

    ResponderExcluir
  2. Ei.
    Você pode me mandar o seu e-mail?
    Envia para: psdevaneios@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. nossa, amei muito seu blog. e a explicação do nome... ficou linda. parabens pelo blog, ficou ótimo. a explicação do nome ficou linda e tocante, pois eu ja me senti assim... muitas vezes.

    ResponderExcluir